
EXTINTOR ESPUMA
Fique por dentro das características deste extintor.
Sabemos que cada tipo de extintor tem a sua finalidade e é responsável pela extinção de determinados tipos de incêndios. Não poderia ser diferente com o extintor espuma, um equipamento essencial para projetos de combate a incêndios nos mais diferentes tipos de ambientes, edificações e estabelecimentos.
Existem diversos tipos de classes de incêndios. O extintor de espuma é desenvolvido para combater incêndios do tipo A e do tipo B. O tipo A corresponde a materiais sólidos, como por exemplo: plásticos, madeira, tecidos, papel, fibras orgânicas, borrachas, algodão, estofamentos, etc. Os incêndios do tipo B são aqueles que ocorrem em líquidos inflamáveis como gasolina, álcool, outros tipos de combustíveis, graxas, tintas, querosene, etc.
Características do extintor espuma
O extintor espuma, também conhecido comumente no mercado como extintor de espuma mecânica, tem como princípio de funcionamento a extinção do fogo por abafamento. Ao ser acionado, a espuma mecânica do extintor de espuma age como uma espécie de manta sobre a superfície em combustão, abafando o fogo e resfriando o material por meio da água.
Isso porque esse tipo de extintor é composto por uma combinação de LGE (Líquido Gerador de Espuma) e também por água (pelo menos 94% do total do material do extintor é de água). O material resultante do acionamento do extintor é uma substância bastante concentrada e eficiente.
Uma curiosidade é que, muito tempo atrás, o Líquido Gerador de Espuma (LGE) era desenvolvido com proteína animal. Hoje em dia, ele é composto por um concentrado de espuma sintética.
Vantagens desse tipo de extintor
Uma das maiores vantagens do extintor espuma é que o material funciona confinando o incêndio. Por isso, é excelente para extinguir as chamas em partes, reduzindo a área em combustão pouco a pouco e ainda mantendo protegidas as áreas que não estão em chamas.
Outro benefício do extintor de espuma é a sua versatilidade e eficiência em locais que apresentam muitos obstáculos. Sua espuma é muito maleável, proporcionando mais fluidez ao material, que pode alcançar as superfícies em chamas mesmo com empecilhos pela frente. E tem outras vantagens!
A espuma é um material que não causa danos nos objetos e superfícies próximas ao foco do incêndio e também não gera respingos.
A espuma do extintor não conduz eletricidade.
O extintor espuma gera um efeito retardante nas chamas, proporcionando mais tempo de evacuação para as pessoas que estão no ambiente de incêndio.
