
EXTINTOR PÓ QUÍMICO
Conheça mais sobre este tipo de extintor.
Incêndios podem ocorrer a qualquer momento e suas causas são as mais variadas possíveis. Por este motivo, é importante estar preparado para extinguir incêndios de qualquer tipo de classe. Indústrias, condomínios, empresas, escritórios e demais estabelecimentos comerciais precisam ter o extintor pó químico, entre outros tipos de extintores. Mas quais são as características do extinto pó químico?
Usos do extintor pó químico
Esse extintor é indicado para incêndios de classe A (materiais sólidos), incêndios do tipo B (líquidos inflamáveis como gasolina e álcool) e incêndios do tipo C (equipamentos elétricos energizados – computadores, telefones, servidores, etc.). O extintor pó químico do tipo especial pode extinguir chamas do tipo D, que correspondem a incêndios em metais inflamáveis.
Muito versátil, esse tipo de extintor pode ser utilizado para extinguir incêndios em sólidos, líquidos, gases e em equipamentos energizados. Ele funciona por abafamento e reduz a concentração de oxigênio, fazendo com que quando chega ao nível de 8%, o fogo é extinto.
Diferenças entre Extintor pó químico tradicional e o especial
Mas existe uma diferença entre o extintor pó químico tradicional e o especial. A composição do extintor tradicional A é de fosfato monoamônico. Este extintor é mais comumente conhecido no mercado como extintor ABC.
Uma curiosidade interessante sobre o extintor ABC é que ele foi eleito o extintor oficial para uso em veículos automotivos, já que ele é altamente eficaz como agente extintor de incêndios causados por combustíveis, panes elétricas, entre outros.
O extintor de pó químico especial tem como composição o bicarbonato de sódio. Assim, esse tipo de extintor é mais conhecido no segmento como extintor BC.
Como usar o extintor de pó químico
Quanto ao uso, esse tipo de extintor pede um procedimento diferenciado
Ao utilizá-lo, é aconselhado que o usuário faça um movimento do extintor de um lado para o outro e deixá-lo posicionado cerca de 15 centímetros do foco de incêndio até que ele seja extinto.
O movimento de um lado para o outro potencializa a eficácia do extintor pó químico, reduzindo o tempo de extinção do fogo.
Apesar dele não apresentar graves perigos às pessoas, é aconselhado que o manuseio seja feito com máscara, luvas e óculos de proteção, já que o contato direto com a pele e os olhos pode causar irritações.
Outra curiosidade sobre esse extintor é que o pó usado possui rastreabilidade, portanto é possível saber de qual empresa ele é originado. Mesmo com esse rigoroso controle, muitas empresas adulteram o pó químico, misturando no extinto pó de inúmeras procedências. Outras ações criminosas consistem em peneirar o pó para que ele fique mais fino ou até mesmo a secagem do pó para retirar umidade.
